sábado, 11 de fevereiro de 2012


Está sendo muito difícil para mim aceitar essa perda. Sabe, pai, sinto tanta falta de afagar seus cabelos brancos, de te beijar o rosto e dizer o quanto eu te amo todos os dias ao durmir, ao acordar, ao chegar, e ao sair. Mesmo quando estava longe, não conseguia durmir sem antes ligar e pedir a sua benção. Estou muito triste, pois a todo instante me lembro que agora, nem mesmo um abraço, eu poderei te dar mais. Muitas vezes tenho colocado seu terço junto de mim pra ver se ameniza um pouco a minha dor, pois me recordo que passava horas rezando com ele nas mãos e olhava para mim e dizia: "Minha filha, já rezei o seu terço e agora vou rezar o da sua mãe, do seu irmão, pra fulano e pra ciclano que também precisam de muitas orações, pedindo pra que Nossa Senhora interceda por cada uma dessas pessoas..."
Mas nada me consola... Sabe, pai, essa saudade dói muito e por mais que eu tenha me esforçado, essas lembranças não amenizam, pelo contrário intensificam mais ainda. Ontem foi o dia que Deus escolheu pra te levar... Muitas vezes me pergunto pra quê? Por quê? E até me revolto... Mas sei que o tempo vai passar e vou ter que me conformar para cuidar da minha mãe, mas me acostumar sem o senhor aqui está sendo muito complicado. Sua morada hoje, é junto do Pai, mas o senhor vive e viverá eternamente no meu coração. A estrada vai ser muito longa daqui para frente, sei também que o senhor não vai ser meu condutor de destinos, mais acredito que se tornará o farol que vai me apontar para um caminho de honestidade e de bem.
Está tudo muito sombrio pra mim... É como se eu ainda estivesse anestesiada... Foi um choque muito grande. Só eu sei o que passei nos corredores daquele hospital. Pai, os momentos mais difíceis de minha vida, o senhor juntamente com a minha mãe, estiveram ao meu lado. E nos momentos de alegria, também estiveram ao meu lado. Mais agora vai ficar um vazio muito grande entre mim e minha mãe, porque nada vai preencher a sua presença.
Ai, como é difícil essa separação! Nem tenho palavras para expressar o quanto amo você, para te dizer o quanto foi importante em minha vida. Vou sentir falta até das missas que o senhor me fazia assistir ao seu lado na Canção Nova, e na Rede Vida, sempre que pegava na reta! E meus planos iam todos por água abaixo com meus amigos, porque não conseguia te dizer não. E dizia: "Minha filha, primeiro Deus, depois o resto! Sente-se aqui ao meu lado."
O senhor me ensinou muitas coisas, era um homem muito sábio, muito amigo e muito companheiro também. Passamos por uma série de problemas difíceis, mas nunca abandonamos um ao outro, por mais pesada que fosse a carga que carregávamos. E no meio a tudo isso, o senhor me pediu pra ir para Campo Grande, e fui... mais depois que o senhor passou mal, e eu precisei ir para Goiânia te ver, eu perdi as minhas forças para voltar. E antes de entrar no centro cirúrgico, me pediu para não desistir de lá, porque lá é o meu lugar agora, com a família Salesiana. Então só tenho a pedir para que Deus me dê muita força para voltar, e realizar o seu último desejo. Mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia! Parece que o senhor já sabia que iria falecer, pois eu te pedi tanto pra não me abandonar, e me disse que Deus sabe o que faz mesmo que eu não concorde com a decisão dele.
Lembro-me da última vez que me deitei no seu colo antes de ir embora, e o senhor me perguntou: "E aquele rapazinho lá, filha?" E assim que eu respondi, me disse que não importa os obstáculos e as dificuldades, porque à partir do momento em que eu tiver determinação, conseguirei superar as circunstâncias, mas para isso acontecer, nunca deixar de ser uma pessoa humilde, recatada e despida de orgulho. Pois a atitude que tomei, ia me fazer olhar para dentro de mim mesma, a fim de que eu pudesse descobrir se estou me movendo em direção às minhas metas ou me descuidando, e me afastando dele sem perceber. Mas que havia aprendido o mais importante em meio a tudo isso. Aprendi a deixar para trás cargas emocionais e a não permitir que frustrações passadas atrapalhassem o meu presente. E que agora tanto ele como eu, temos a consciência de que a vida acontece aqui e agora, cada um sendo o agente da própria história, e que agora tenho que assumir a responsabilidade das minhas escolhas. Mais que tudo o que for para ser meu, vai ser, não importa quanto tempo possa passar. Pediu-me para cuidar da minha mãe, dar o seu perdão ao meu irmão e muito amor a ele... Mas a interferência alheia é muito grande, junta a nossa dor de te perder, e o estresse de ver essas pessoas se interferindo. Aí, é onde eu mais sinto a sua falta, porque somente o senhor nesse mundo todo, era capaz de me compreender e me dar bons conselhos vindos do coração.
Pai, porque você se foi? Estou sofrendo muito! Eu queria tanto poder te dar um abraço agora. Aquela rotina que nós cumpríamos já não existe mais. Sempre te espero chegar. Às vezes estou conversando com a minha mãe e logo te incluo na conversa, e quando me dou conta, o senhor não está mais aqui comigo, e então me calo. Fico imaginando como vai ser lá em Campo Grande quando voltar e der o horário de te ligar naquela noite escura, e simplesmente nem vai mais chamar… E no outro dia ao ir para faculdade naquela correria toda, ligar para ouvir sua voz dando "bom-dia", ouvir sua voz falando qualquer coisa… Meu Deus! O que vai ser de mim? Sempre fomos tão unidos. As lembranças me trazem lágrimas, pois agora não vão mais passar de lembranças. E já começo a pensar que podíamos ter feito tantas coisas a mais, que podíamos ter falado muito mais, feito algo diferente… Enfrentar tudo isso vai ser um processo muito demorado para eu conseguir lidar melhor com a situação e com a sua ausência. Meu coração está literalmente em pedaços.
Mas a vida segue seu rumo, impiedosa. E meus dias vão continuar passando a cada vinte e quatro horas e o resto de mim vai tentando caminhar dando passos largos, mesmo sabendo que vou precisar dar um tempo de tudo.
Como vou olhar para aquela Igreja, ouvir o sino todos os dias, se eu cresci ali dentro ao seu lado?! Lembro-me ainda criança, quando puxava o tapete vermelho de casamento, e eu me sentava pra escorregar entre os bancos ao puxar a alavanca. Quando ia fechar a Igreja, corria na frente e me escondia sempre em baixo do último banco, e você finjia que ia me deixar, eu gritava: "Não!" E então, sempre depois das missas, o senhor me levava no Sari, lá onde é o Hotel Palace, e me enchia-me de guarda-chuvas, e moedas de chocolate. Minha mãe, tentava tirar a chupeta de mim porque já estava ficando mocinha e o senhor sempre ia na fármacia e comprava uma nova para mim escondido dela. Ain, são tantas lembranças!!! 
Te amo muito pai, descansa em paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário